Prática docente na sala de aula de vidro. Redefinindo o ensino no segundo quartel do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21703/rexe.v24i55.3129

Palavras-chave:

prática pedagógica, legislação educacional, inovação pedagógica, destinatários da educação, planejamento educacional, corpo docente

Resumo

INTRODUÇÃO: Examina-se o impacto do conceito de "sala de aula de vidro" nas práticas pedagógicas da escola primária Plutarco Elías Calles, localizada em Chihuahua, México, caracterizadas por um ambiente de alta visibilidade e escrutínio constante. O estudo aborda as tensões geradas entre as exigências de transparência e a autonomia profissional dos docentes. O objetivo foi analisar como as condições de exposição contínua afetam o planejamento pedagógico, a inovação metodológica e as interações em sala de aula.

MÉTODO: Utilizou-se uma abordagem metodológica mista, combinando questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os participantes incluíram 13 professores e uma gestora escolar.

RESULTADOS: Embora alguns docentes tenham aproveitado essas condições para aprimorar seu planejamento e personalizar estratégias, outros adotaram abordagens conservadoras por medo de repercussões legais ou críticas públicas. Esse contexto limitou a inovação pedagógica e promoveu um retorno a metodologias tradicionais.

CONCLUSÕES: Conclui-se que as políticas educacionais devem priorizar estratégias que atenuem os efeitos negativos da “sala de aula de vidro”, promovendo o bem-estar dos professores e incentivando a inovação pedagógica. Essas medidas são essenciais para fortalecer a qualidade da educação em um ambiente de alta exposição.

DISCUSSÃO: Os achados sugerem que as condições de alta visibilidade geram tanto oportunidades quanto restrições. Os docentes que conseguiram se adaptar apresentaram melhorias significativas no clima da sala de aula e na qualidade das interações. No entanto, a pressão constante evidenciou a necessidade de apoio institucional para equilibrar a transparência com a autonomia profissional.

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Biografia do Autor

  • Fernando Sandoval Gutiérrez, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México

    Doctor en Educación, maestro en desarrollo educativo y profesor normalista. Miembro del SNII, nivel 1. Con más de 25 años de trayectoria en educación superior y educación especial. Profesor-investigador de la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, autor de libros, capítulos y artículos científicos sobre práctica docente, tecnología educativa y formación docente. Líder del Cuerpo Académico UACJ-113.

  • Karla Ivonne Gonzalez Torres, Centro de Estudios Especializados en Educación Superior, México

    Doctora en Educación, con maestrías en educación e ingeniería en gestión empresarial. Directora del Centro de Estudios Especializados en Educación Superior, Cuauhtémoc. Ha desarrollado líneas de investigación en práctica docente, estilos de enseñanza y lenguas extranjeras. Participa en redes académicas internacionales y ha contribuido en publicaciones y congresos especializados.

  • Claudia Teresa Domínguez Chavira, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México

    Doctora en Ciencias de la Educación, maestra en terapia de juego y licenciada en educación primaria. Miembro del SNII, nivel 1, especialista en inclusión, otredad e interculturalidad. Cuenta con más de 25 años de experiencia docente en diversos niveles y como terapeuta en casos de abuso y necesidades educativas especiales. Es creadora del modelo terapéutico “Papelino”. Docente-investigadora en la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez.

  • Patricia Islas Salinas, Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, México

    Doctora en Educación, maestra en educación y licenciada en químico bacteriólogo parasitólogo. Miembro del SNII,  nivel 2. Docente-investigadora de la Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, con amplia experiencia docente en educación superior. Investiga temas de interculturalidad, salud y educación en contextos indígenas y menonitas. Reconocida nacionalmente por su trabajo sobre educación y sororidad. Ha publicado y dictado conferencias en México y el extranjero.

     

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Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

Investigación

Como Citar

Sandoval Gutiérrez, F., Gonzalez Torres, K. I., Domínguez Chavira, C. T., & Islas Salinas, P. . (2025). Prática docente na sala de aula de vidro. Redefinindo o ensino no segundo quartel do século XXI. Revista De Estudios Y Experiencias En Educación, 24(55), 195-209. https://doi.org/10.21703/rexe.v24i55.3129