Prática docente na sala de aula de vidro. Redefinindo o ensino no segundo quartel do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.21703/rexe.v24i55.3129Palavras-chave:
prática pedagógica, legislação educacional, inovação pedagógica, destinatários da educação, planejamento educacional, corpo docenteResumo
INTRODUÇÃO: Examina-se o impacto do conceito de "sala de aula de vidro" nas práticas pedagógicas da escola primária Plutarco Elías Calles, localizada em Chihuahua, México, caracterizadas por um ambiente de alta visibilidade e escrutínio constante. O estudo aborda as tensões geradas entre as exigências de transparência e a autonomia profissional dos docentes. O objetivo foi analisar como as condições de exposição contínua afetam o planejamento pedagógico, a inovação metodológica e as interações em sala de aula.
MÉTODO: Utilizou-se uma abordagem metodológica mista, combinando questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os participantes incluíram 13 professores e uma gestora escolar.
RESULTADOS: Embora alguns docentes tenham aproveitado essas condições para aprimorar seu planejamento e personalizar estratégias, outros adotaram abordagens conservadoras por medo de repercussões legais ou críticas públicas. Esse contexto limitou a inovação pedagógica e promoveu um retorno a metodologias tradicionais.
CONCLUSÕES: Conclui-se que as políticas educacionais devem priorizar estratégias que atenuem os efeitos negativos da “sala de aula de vidro”, promovendo o bem-estar dos professores e incentivando a inovação pedagógica. Essas medidas são essenciais para fortalecer a qualidade da educação em um ambiente de alta exposição.
DISCUSSÃO: Os achados sugerem que as condições de alta visibilidade geram tanto oportunidades quanto restrições. Os docentes que conseguiram se adaptar apresentaram melhorias significativas no clima da sala de aula e na qualidade das interações. No entanto, a pressão constante evidenciou a necessidade de apoio institucional para equilibrar a transparência com a autonomia profissional.
Downloads
Referências
Acevedo, R., Valenti, G., y Aguiñaga, F. (2017). La gestión institucional y el involucramiento de los padres de familia en el logro escolar: Un análisis en México. Revista de Educación y Desarrollo, 7(14), 53–67. DOI: https://doi.org/10.4067/s0718-45652017000100053
Alonso, M. (2013). A favor de la investigación plural en educación artística. Integrando diferentes enfoques metodológicos. Arte, Individuo y Sociedad, 25 (1), 111–119. DOI: https://doi.org/10.5209/rev_aris.2013.v25.n1.41167
Cabero, J. (2005). La formación en Internet: Guía para el diseño de materiales didácticos. Eduforma.
Castro, W., y Godino, J. (2011). Métodos mixtos de investigación en las contribuciones a los simposios de la SEIEM (1997-2010). Investigación en Educación Matemática XV, 99–116.
Escobar, M., y Rivera, L. (2021). Rendición de cuentas y trabajo docente. O cómo fraguar una identidad docente mercantilista. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación, 6(1). DOI: https://doi.org/10.48162/rev.36.013
Fullan, M. y Langworthy, M. (2014). La nueva pedagogía para el aprendizaje profundo: Hacer que el aprendizaje sea irresistible. Fundación Telefónica.
Gal, B., de Busturia, I., y Garrido, M. (2009). Nuevas metodologías docentes aplicadas al estudio de la fisiología y la anatomía: estudio comparativo con el método tradicional. Educación Médica, 12 (2), 117–124. DOI: https://doi.org/10.4321/s1575-18132009000300008
Galicia, M. (2023). ¿La autonomía del profesorado es el camino a la excelencia educativa? Revista Edurama, (49).
Gideon, L. (2012). Handbook of survey methodology for the social sciences. Springer.
Gobierno Municipal de Cuauhtémoc (2021) Plan Municipal de Desarrollo 2021-2024. Gobierno Municipal de Cuauhtémoc.
Hernández-Sampieri, R., Fernández, C. y Baptista, P. (2006). Metodología de la investigación (4ª ed.). McGraw-Hill.
Imbernón, F. (2017). La formación y el desarrollo profesional del profesorado: Hacia una nueva cultura profesional. Graó.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2020). Actividades económicas en Chihuahua. https://cuentame.inegi.org.mx/monografias/informacion/chih/economia/default.aspx.
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2020). Resultados del Censo de Población y Vivienda 2020: Chihuahua. https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/boletines/2021/EstSociodemo/ResultCenso2020_Chih.pdf
Instituto Nacional de Estadística y Geografía (2023). Demografía y economía de Cuauhtémoc, Chihuahua. https://www.inegi.org.mx
Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación. (2023). La autonomía profesional en tiempos de cambio curricular. Entre Docentes. https://entredocentes.mejoredu.gob.mx/entre-docentes/el-cambio-para-la-mejora-educativa/la-autonomia-profesional-en-tiempos-de-cambio-curricular
Islas Salinas, P. (2017). Menonitas del noroeste de Chihuahua: Historia, educación y salud. Universidad Autónoma de Chihuahua.
Jiménez, J., y Romero, A. (2023). La promesa de la certidumbre: una crítica a la innovación educativa. Diálogos sobre educación. Temas actuales en investigación educativa, 14 (27).
Lester, J., y Lochmiller, C. (2014). Estudio de caso de métodos mixtos del Programa de la Escuela Primaria del Bachillerato Internacional en cuatro colegios colombianos. Bachillerato Internacional.
López, V., Ortiz, S., y Alburquerque, F. (2020). La judicialización de la convivencia escolar en el marco del Sistema de Aseguramiento de la Calidad de la Educación chileno: El caso de las denuncias escolares. Praxis Educativa, 24 (2), 1–14. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15452.075
Maldonado, E., Hernández, R., y Martínez de la Vega, M. (2021). Miedo a innovar: Las competencias docentes como ejes de sentido. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 12 (35), 115–136. DOI: https://doi.org/10.12795/ie.2021.i105.03
Marcelo, C. y Vaillant, D. (2022). Innovación y desarrollo profesional docente en contextos complejos. Editorial Octaedro.
Olvera, M., y Fernández, K. (2021). Innovación educativa en la práctica docente en educación superior: revisión sistemática de la literatura. Innovación Educativa, 21 (85), 85.
Pedroza, R. (2018). Cuauhtémoc, Chihuahua: ¿la ciudad de las tres culturas? Ejemplo de una comunidad imaginada en el norte de México. Nueva antropología, 31(89), 24-42.
Rojas, O. A. (2019). Rol del maestro en los procesos de innovación educativa. Revista Internacional de Educación e Innovación Pedagógica, 7 (1), 45-65. DOI: https://doi.org/10.29394/scientific.issn.2542-2987.2019.4.e.3.54-67
Sandoval, F., Islas, P., y Domínguez, C. (2019) Carácter y práctica docente. En: Trujillo, J. Ríos, A. y García, J. (coords.): Desarrollo profesional docente: reflexiones de maestros en servicio. Escuela Normal Superior del Estado de Chihuahua.
Secretaría de Educación Pública. (2023). Acuerdo número 10/06/23 por el que se establecen los calendarios escolares para el ciclo lectivo 2023-2024, aplicables en toda la República para la educación preescolar, primaria, secundaria, normal y demás para la formación de maestras y maestros de educación básica. Diario Oficial de la Federación. https://www.dof.gob.mx/
Tenti, E. (2021). La profesión docente en tiempos de cambio: Desafíos y perspectivas. Fondo de Cultura Económica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernando Sandoval Gutiérrez, Karla Ivonne Gonzalez Torres, Claudia Teresa Domínguez Chavira, Patricia Islas Salinas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de acceso abierto
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento.
Licencia
Revista REXE "Revista de Estudios y Experiencias en Educación" de la Facultad de Educación, Universidad Católica de la Santísima Concepción, está distribuido bajo una Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional.